Atualizações - 25 de Agosto de 2022
Só quem já possui um negócio sabe a dificuldade que é fazer uma gestão eficiente. Alguns empreendedores têm a possibilidade de iniciar com uma boa estrutura, mas a realidade da maioria dos empresários é diferente. Principalmente neste último caso, quando há uma limitação de recursos, é extremamente necessário que a empresa possua uma metodologia eficiente de controle. Neste sentido temos os KPIs ou Indicadores chave de performance (Key Performance Indicator).
Existem uma infinidade de indicadores que podem ser analisados, podendo ser selecionados de forma específica para cada área da empresa como gestão, marketing, financeiro e assim por diante. O importante, em meio um turbilhão de informação que se tem disponível hoje, é saber escolher os indicadores que atendem a necessidade da sua empresa.
1. Acompanhar os KPIs da empresa é algo importante?
Sim, acompanhar os indicadores é de extrema importância para o seu negócio. São através deles que você transforma dados, aparentemente sem ligação entre si, em informação, possibilitando assim que você tome decisões mais assertivas no seu negócio.
Neste artigo vamos abordar alguns dos principais indicadores de desempenho para o seu provedor de internet.
2. Custo médio de aquisição do cliente
Esse indicador financeiro mostra o montante de dinheiro utilizado para a conquista de cada novo assinante. Talvez esse seja um dos indicadores mais importantes dentro de um provedor de internet.
Para sabermos qual o custo efetivo por assinante, é necessário colocar na ponta do lápis todos os custos, desde as estratégias de marketing até o custo da instalação, além é claro, de todo processo que ocorre no meio destes dois itens citados. Com base nesses valores, você saberá o custo médio de cada assinante
3. Resultado individual por assinante (LTV)
Esse indicador está diretamente relacionado com o parâmetro anterior. Para saber o rendimento de cada assinante o provedor precisa calcular as receitas obtidas desde a assinatura do contrato até o cancelamento do serviço.
Deduzindo os custos do cliente, pelo valor pago por ele no período total de contrato, é possível saber se esse assinante deu lucro ou prejuízo para sua empresa. É muito importante que o provedor esteja ciente desses indicadores para que possa reavaliar, quando necessário, as estratégias.
4. Taxa de inadimplência
Esse indicador é fundamental para a manutenção do seu negócio, embora a receita de um provedor seja previsível, você precisa ter o controle sobre a taxa de inadimplência. A análise vai além da porcentagem de inadimplência, você precisa acompanhar o prazo médio de atraso, mapear quem são os clientes com recorrência nos atrasos e quem sabe, oferecendo outras modalidades de pagamento, como débito em conta, por exemplo.
Temos um artigo específico sobre como você pode reduzir a inadimplência do seu provedor. Para ler nosso artigo, você pode clicar aqui.
5. Tempo médio de atendimento
Agora, quando olhamos para o atendimento, um dos indicadores mais sensíveis é o tempo médio dos chamados. Aqui é importante levar em consideração que cada área do seu provedor pode ter um tempo médio de resolução diferente. Uma coisa é entregar uma segunda via de boleto para o seu cliente, outra é fusionar uma fibra rompida.
Não coloque tudos os atendimentos em uma única cesta, segmente esse indicador para ter uma visão mais assertiva sobre o seu negócio. Caso você perceba que os chamados estejam demorando mais do que o necessário para serem resolvidos, pode ser um alerta de que a sua equipe esteja com dificuldade na resolução dos problemas. Caso constate isso, investigue o motivo, pode ser falta de algum recurso na rotina de trabalho ou então aponta para a necessidade de capacitação profissional, por exemplo. Não ignore essa informação!
6. Resolução de atendimentos no primeiro contato
Esse KPI tem influência direta sobre os custos operacionais. Esse indicador mostra a quantidade de chamados que foram resolvidos no primeiro contato.
Resolução rápida dos problemas significa que o seu assinante um mais satisfeito, reduzindo a possibilidade de cancelamento, aumentando a possibilidade de que ele indique a sua empresa para outros clientes e evita ainda que novos contatos para resolução do mesmo problema, ou seja, resulta em ganho de tempo.
7. Controle das Ordens de Serviço
Fazer o controle das Ordens de Serviço é muito importante na rotina de um provedor. É dessa forma que o gestor pode mapear quais são as áreas da empresa que exigem maior atenção e investimento. Um sinal de alerta é quando uma existe mais ordens de serviço sendo abertas do que sendo encerradas.
Com os dados em mãos, é importante avaliar se a sua operação está estruturada da melhor forma, ou então se exige alguma mudança para que a equipe consiga obter os resultados esperados mais facilmente. Esse indicativo também está diretamente ligado a satisfação do seu assinante.
8. Quais as vantagens de utilizar os indicadores?
Os KPIs são fundamentais para o seu negócio pois permitem que o gestor seja mais assertivo em suas decisões, podendo mapear problemas e encontrar oportunidades apenas com a gestão correta desses dados. São essas informações que podem diferenciar o seu provedor dos demais.
Estando ciente das receitas e das despesas da sua empresa é muito mais fácil fazer o planejamento do seu negócio, já que as suas ações são baseadas em dados.
Esperamos que essas dicas possam ajudar o seu provedor a crescer e alcançar o sucesso merecido. Criar todo esse planejamento não é uma tarefa fácil, mas após realizado os ganhos podem ser ilimitados. Invista na organização do seu provedor.
O sistema Quaza Provedores possui uma infinidade de filtros que podem ser criados para que você consiga fazer os mapeamentos da sua operação e fazer o controle dos KPI 's indicados neste artigo, além de muitos outros indicadores.
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