Atualizações - 25 de Maio de 2022
O Brasil possui um alto nível de individados, de acordo com o Mapa da Inadimplência e renegociação de Dívidas no Brasil, do Serasa, em março de 2022 o Brasil contava com aproximadamente 65,7 milhões de pessoas inadimplentes. Isso nos mostra a complexidade de gerir um negócio próprio, afinal, o seu provedor também terá uma parcela de clientes com dificuldades financeiras. Pensando nisso, selecionamos algumas dicas de ouro, que podem te auxiliar na redução da inadimplência do seu negócio.
1º Utilize ferramentas de consulta ao SCP/Serasa:
Essa dica por sí só é muito importante. Mesmo que você conheça a pessoa que quer fechar negócio com o seu provedor, faça a consulta ao CPF ou CNPJ nos serviços de proteção ao crédito. Se essa pessoa possui uma restrição em seu nome, isso mostra que ela tem dificuldade em gerir suas próprias contas, e a sua empresa pode ser afetada por isso, então tenha esse cuidado.
2º Pratique a empatia:
Todo mundo, uma vez ou outra, pode atrasar o pagamento de uma conta. Pode ser por esquecimento ou então por dificuldades financeiras. Uma boa prática é ser compreensivo com seu cliente, entre em contato com ele de forma amistosa e procure entender o motivo do atraso no pagamento da mensalidade. Dessa forma o seu cliente se sente de certa forma especial, afinal, você ligou para saber se está tudo bem com ele e se o envio do boleto ocorreu da forma esperada. Essa relação de proximidade certamente será um diferencial do seu negócio.
3º Acesso facilitado aos boletos:
Outra dica importante é fornecer diversas maneiras do seu cliente ter acesso ao boleto de cobrança. O Quaza Provedores disponibiliza Portal do Cliente, Aplicativo personalizado, envio automatizado dos boletos e ainda integração com plataformas de chatboot. Dessa forma seu cliente não terá uma desculpa satisfatória para não realizar o pagamento. Deixe todas essas possibilidades bem claras no momento da contratação.
4º Débito em conta:
No item anterior citamos um fator importante quando pensamos em inadimplência, o esquecimento. É muito comum, com a rotina atribulada que as pessoas possuem hoje, esquecer de pagar uma conta ou outra, então, para os clientes esquecidinhos, ofereça a eles o Débito em Conta. Dessa forma você oferece conforto e segurança para realização do pagamento.
5º Bloqueio de conexão:
Se mesmo depois de tentar aplicar essas dicas você ainda possua um alto índice de inadimplência, chegou a hora de utilizar o bloqueio de navegação. Configure seu sistema de gestão para que faça o bloqueio de conexão. Nesse momento seu cliente sentirá a importância de manter o pagamento em dia, afinal, se ele não paga o serviço é cortado.
Utilize essas dicas para analisar a realidade do seu provedor, “sinta a temperatura” do seu cliente e ofereça a ele a melhor forma de pagamento, de acordo com o perfil de cada cliente. Com esse cuidado especial a inadimplência do seu provedor será reduzida até alcançar níveis aceitáveis. Desejamos desde já sucesso ao seu negócio.